• Transportes e Petróleos entre os sectores para reforço da cooperação com Senegal


    Uma mensagem do Presidente João Lourenço ao homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, na qual expressa a pretensão do reforço da cooperação bilateral no domínio económico, com enfâse nas áreas dos Transportes e Petróleo, foi entregue, ontem, em Dakar, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
    Na mensagem, o Chefe de Estado angolano exprime, igualmente, solidariedade para com o povo e o Governo senegalês.

    Em comunicado de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores revela que o chefe da diplomacia angolana aproveitou a ocasião para transmitir o convite do Presidente João Lourenço ao Chefe de Estado Bassirou Faye para visitar Angola em data a acordar pelos canais diplomáticos.

    A mensagem do Chefe de Estado angolano foi entregue ao homólogo do Senegal, na presença do embaixador Jorge Cardoso, director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores e do encarregado de Negócios da embaixada de Angola naquele país da África Ocidental, Araújo Kanjango Tão Savimbi.

    O ministro das Relações Exteriores encontra-se, desde domingo, em Dakar, para uma visita de 24 horas ao Senegal, no âmbito do reforço da cooperação entre Angola e este país da África Ocidental.

    A visita do ministro Téte António a Dakar enquadra-se num périplo que o levará a Bamako (Mali), Ouagadougou (Burkina Faso), e Niamey (Níger).

    Em Dakar, o titular da pasta das Relações Exteriores vai manter contactos ao mais alto nível para se debruçar sobre o aprofundamento das relações políticas e diplomáticas entre Angola e o Senegal que se pretendem mais profícuas, visando o desenvolvimento e a prosperidade de ambos países.

    Segundo o documento, as relações entre Angola e Senegal são, de forma geral, cordiais e marcadas por cooperação no âmbito bilateral e multilateral, especialmente dentro da União Africana e outras organizações continentais.

    Os dois países compartilham posições comuns em fóruns africanos e internacionais, sobretudo em temas como Defesa da soberania dos Estados africanos, cooperação Sul-Sul, desenvolvimento sustentável, combate à pobreza e Reforma do Conselho de Segurança da ONU, defendendo maior representatividade africana.

    Períplo estende-se à Bamako, Ouagadougou e Niamey

    Téte António vai cumprir com a mesma missão em Bamako, Ouagadougou e em Niamey, onde vai procurar incrementar os laços de cooperação bilateral nos mais variados domínios.

    As relações bilaterais entre Angola e esses países da África Ocidental (Mali, Burkina Faso e Níger) são caracterizadas por uma cooperação crescente, embora com diferentes níveis de profundidade e áreas de actuação.

    As relações entre Angola e o Mali são historicamente amistosas, baseadas em princípios de solidariedade africana, cooperação Sul-Sul e interesses comuns no âmbito da União Africana (UA) e outros fóruns internacionais.Já com o Burkina Faso, são amistosas, com intercâmbios oficiais ocasionais. Ambos os países participam activamente da União Africana e compartilham interesses comuns em promover a paz e o desenvolvimento no continente. No domínio comercial, em 2022, Angola exportou aproximadamente 8,38 milhões de dólares para Burkina Faso, principalmente em produtos como petróleo refinado, cimento e garrafas de vidro.

    Por seu turno, e no mesmo período, Burkina Faso exportou cerca de 741 mil dólares para Angola, com destaque para o algodão preparado. Esses números indicam um comércio bilateral em crescimento, embora ainda em níveis modestos.Com a República do Níger, as relações são limitadas, com poucos intercâmbios diplomáticos registrados.

    Os dois países são membros da União Africana e compartilham o compromisso com a paz e a segurança no continente.

    Apesar da falta de intercâmbio actual, há áreas potenciais para colaboração, como segurança regional, educação e desenvolvimento sustentável, que poderiam ser exploradas para fortalecer os laços bilaterais.