O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, na manhã desta terça-feira, em Luanda, o embaixador do Reino da Bélgica acreditado em Angola, Stéphane Doppagne.
O encontro serviu para as duas entidades abordarem questões de interesse bilateral, regional e multilateral que marcam a agenda comum entre os dois países, avança uma nota
enviada ao JA Online.
As conversações incidiram, igualmente, sobre a preparação da próxima Cimeira União Africana-União Europeia (UA-UE) considerada uma oportunidade para o aprofundamento das relações entre os dois continentes.
Na ocasião, o embaixador Stéphane Doppagne também partilhou informações sobre a vinda a Angola do vice-primeiro-ministro do Reino da Bélgica, Maxime Prévot, que representará o seu país na Cimeira UA-UE.
A temática migratória foi, ainda, um dos pontos evocados, tendo sido analisadas formas de estreitar a cooperação no tratamento das questões relativas à mobilidade entre os dois países.
A Bélgica tem manifestado interesse no Corredor do Lobito, vendo-o como uma área estratégica importante para o desenvolvimento regional.
Angola e a Bélgica têm uma cooperação reforçada no sector diamantífero, com foco no comércio, mas também com interesse em avançar para a gestão, controlo de qualidade e produção em Angola.
O objectivo é fortalecer a indústria angolana atraindo investimentos para processos de corte e polimento, o que beneficiaria a economia de Angola com a criação de empregos e receitas.
A Bélgica, através do Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia (AWDC), é um parceiro comercial chave para Angola, com cerca de 99% das exportações angolanas para a Bélgica sendo diamantes e outros minerais.