• Téte António realça papel proactivo de Angola na mediação de crises complexas


    O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse, hoje em Kinsasha, que Angola desempenhou um papel proactivo e responsável na mediação de crises complexas, actuando junto à União Africana, às Nações Unidas.

    O ministro falava na abertura da 19.ª Sessão Ordinária do Comité Inter-Ministerial da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que decorre na capital congolesa.

    Téte António, citado numa nota de imprensa do MIREX, enfatizou o papel importante que Angola desempenhou, sobretudo nas crises no Leste da República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão e Sudão do Sul.

    Admitiu na qualidade de presidente cessante do Comité Regional Regional Inter-Ministerial da CIRGL, a região enfrenta desafios significativos, incluindo conflitos latentes, crises humanitárias e dificuldades em consolidar a paz duradoura.
    A 19.ª Sessão Ordinária do Comité Inter-Ministerial da CIRGL, está a discutir o Relatório do Secretário Executivo sobre realizações, desafios e perspectivas da organização, adoptar o Relatório da Reunião dos Coordenadores Nacionais e analisar o Informe sobre a situação de segurança na Região dos Grandes Lagos pelo Presidente do Comité de Ministros da Defesa da CIRGL.