• Téte António fala das potencialidades do Corredor do Lobito no Senado Americano


    O ministro das Relações Exteriores, Téte António, falou, quinta-feira, no Senado Americano, em Washington D.C., sobre as oportunidades de investimento no projecto do Corredor do Lobito, uma das prioridades do Governo angolano.

    Teté António falava num encontro de trabalho que manteve com o responsável pela Comissão de Energia e Minerais Estratégicos do Senado dos Estados Unidos da América, Martin Trevor Heinrich.

    Escoamento de recursos
    Numa nota de imprensa, o MIREX revela que o titular da pasta das Relações Exteriores destacou o potencial transformador do Corredor do Lobito, enquanto plataforma logística regional destinada a facilitar o escoamento de recursos minerais, dinamizar o comércio transfronteiriço e impulsionar o desenvolvimento económico sustentável em Angola e na África Austral.

    Mencionou também as reformas em curso em Angola que visam melhorar o ambiente de negócios, garantir maior transparência e atrair investidores internacionais.

    Por sua vez, o senador Martin Heinrich manifestou interesse em conhecer mais detalhadamente os projectos integrados no Corredor do Lobito, nomeadamente infra-estruturas ferroviárias, portuárias, energéticas e tecnológicas, reconhecendo o impacto positivo para a competitividade regional e para o fortalecimento das cadeias de abastecimento globais.

    O responsável norte-americano reiterou, ainda, que empresas e instituições norte-americanas veem oportunidades significativas de parceria e investimento no sector logístico e industrial angolano.

    No documento, o MIREX sublinha, também, que as partes concordaram em manter um diálogo contínuo e em explorar mecanismos que facilitem o envolvimento do sector privado dos Estados Unidos nos projectos estruturantes do Corredor do Lobito, reforçando a cooperação bilateral e contribuindo para a promoção do crescimento económico inclusivo.