As Linhass Aéreas de Angola TAAG e a empresa aeroespacial americana Boeing assinaram, segunda-feira, um acordo de parceria que prevê a formação de quadros nacionais na especialidade de pilotagem.
O memorando ilustra vários programas de formação para pilotos cadetes e pilotos experientes, que têm como objectivo a obtenção de competências e gestão do conhecimento em múltiplas áreas.
Segundo uma nota de imprensas a que o Jornal de Angola teve acesso, o acordo visa a criação de competências e gestão de informação em múltiplos cenários, num programa destinado a pilotos cadetes e pilotos experientes.
Os programas de suporte e formação da Boeing também vão auxiliar na preparação dos pilotos da TAAG para uma variedade de cenários operacionais específicos, incluindo a recepção e integração de novas aeronaves na frota.
Como parte destes serviços, a Boeing fornece pilotos experientes que podem assistir os pilotos da TAAG nos voos iniciais de aceitação e na familiarização com os processos relacionados com as operações de voo.
Os pilotos da Boeing também estão disponíveis para ajudar a equipa de operações de voo da TAAG com a instrução prática, monitorização dos primeiros voos e partilha de conhecimento, para reforçar as melhores práticas na gestão segura e eficiente de novas aeronaves integradas na frota.
Esta abordagem e acompanhamento dedicado proporcionado pela equipa de pilotos Boeing contribuiu e auxiliou as companhias aéreas a terem uma transição e adaptação ágil com as novas aeronaves integradas na frota, mantendo a continuidade da sua operação e os mais elevados padrões de segurança.
Para o presidente do Conselho de Administração da TAAG, Clóvis Rosa, a parceria com a Boeing representa um pilar central da estratégia de transformação, bem como reforça o compromisso com uma operação cada vez mais sustentável e robusta.
Ao investir em programas de formação avançados, baseados em competências, frisou, garante que os pilotos estejam totalmente preparados para operar a nova frota Dreamliner com rigor e eficiência. “O nosso investimento contínuo nas equipas reforça a excelência operacional da companhia de bandeira e apoia a manutenção dos mais elevados padrões internacionais de segurança”, afirmou Clóvis Rosa.