A Federação Russa solicitou o apoio de Angola à sua candidaturas nas estruturas da Organização das Nações Unidas (ONU), como a UNESCO e outros órgãos internacionais.O pedido de apoio foi expresso pelo encarregado de Negócios da Embaixada da Rússia em Angola, Alexander Bryantsev, durante uma audiência com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.
Durante o encontro na sede da diplomacia angolana, o diplomata daquele país da Europa do Leste fez a entrega de uma mensagem do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, dirigido ao homólogo Téte António.
A missiva, segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, expressa, no essencial, as relações de amizade e solidariedade entre Angola e a Rússia. Em resposta, ao apoio de Angola às candidaturas russas em organismos internacionais, o secretário de Estado reiterou a vontade de Angola em continuar a cooperar com a Federação Russa nos mais variados ramos estratégicos para o desenvolvimento partilhado e soluções para questões de paz, segurança e estabilidade no cenário global, em geral, e em África, em particular.