Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) avaliaram, ontem, em Malabo, Guiné Equatorial, o relatório da renovação da actual equipa dirigente desta organização regional.
A reunião, em que Angola se fez representar pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, decorreu em conformidade com as condições enunciadas no artigo 21° do Tratado Revisto, do Estatuto do Pessoal e do Regulamento Interno do Pessoal.
Informações avançadas pelo Ministério das Relações Exteriores indicam que o mandato da actual direcção da CEEAC terminou a 31 de Agosto deste ano, conforme o Tratado da organização e do Plano de Selecção aos Postos de comissário, directores e conselheiros, aprovado durante a 26ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, que aconteceu no último mês de Junho, em Malabo.
No âmbito do processo de renovação dos postos da actual equipa dirigente da Comissão, o Conselho de Ministros debruçou-se, igualmente, sobre a eleição do presidente e vice-presidente da Comissão, bem como o processo de selecção, para um mandato de cinco (5) anos não renovável, dos comissários para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Mercado Comum, Assuntos Económicos, Monetários e Financeiros, Ambiente, Recursos Naturais, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ordenamento do Território e Infra-estruturas, Desenvolvimento Humano e Social e Conselheiro Jurídico.
De referir que o embaixador Gilberto Veríssimo é o presidente cessante da actual Comissão da CEEAC, eleito em Agosto de 2020.
Ainda ontem, o Conselho de Ministros da CEEAC analisou o projecto de agenda da 7.ª Sessão Extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo desta organização, prevista para amanhã, em Sipopo.
Integram a delegação angolana ao evento o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.