A Secretária Executiva da CPLP, Maria de Fátima Jardim, referiu a importância da continuidade do processo de reestruturação e do alargamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a fim de assegurar maior descentralização e representatividade no sistema das Nações Unidas.
A diplomata acrescentou que é fundamental criar mecanismos que promovam a ligação e a mobilidade entre os povos, envolvendo-os numa parceria genuína para o desenvolvimento, livre comércio e com a redução das barreiras existentes.
Maria de Fátima Jardim defendeu ainda o diálogo e a concertação das agendas regionais com a agenda global, bem como a transformação da transparência do sistema e a adopção de uma gestão moderna, mais ágil e menos burocrática.
A Secretária Executiva da CPLP participou, ontem, em Lisboa, no evento comemorativo do 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado sob o lema “O Futuro do Multilateralismo, a Reforma do Sistema da ONU e a Contribuição de Portugal”.
O programa do evento integrou ainda uma entrevista sobre o trabalho do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), um painel dedicado aos 70 anos da adesão de Portugal à ONU e ao futuro do multilateralismo, bem como uma entrevista subordinada ao tema “Portugal e a Manutenção da Paz das Nações Unidas.
O evento coincidiu, igualmente, com o 70.º aniversário da adesão de Portugal à ONU.
Estiveram presentes, dentre outras personalidades, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, a directora do Instituto Diplomático, Ana Paula Zacarias,altos funcionários das Nações Unidas, do Governo português, membros do corpo diplomático, da sociedade civil e académicos.
Maria de Fátima Jardim participou no Painel de Discussão “A Reforma das Nações Unidas – oportunidade ou ilusão?”, moderado pela directora do Centro Regional de Informação da ONU para a Europa Ocidental, Sherri Aldis.