• Presidente João Lourenço nomeia Enviado Especial


    O Presidente da União Africana e de Angola nomeou ontem, quinta-feira, Evariste Ndayishimiye, líder do Burundi e Campeão da União Africana para a Juventude, a Paz e a Segurança, como seu Enviado Especial para a região do Sahel.

    Em nota oficial distribuída na sede da União Africana, em Adis Abeba, João Lourenço agradeceu o Presidente Evariste Ndayishimiye “por aceitar esta tarefa política estratégica no interesse colectivo da União”.

    O Presidente Ndayishimiye passa a liderar o apoio diplomático e os esforços combinados de alto nível da União Africana para enfrentar os desafios humanitários e de segurança predominantes no Sahel.

    O mandato do Enviado Especial abrange a intensificação dos compromissos com as autoridades governamentais, líderes de opinião, actores e organizações regionais, sociedade civil e as partes interessadas relevantes para fomentar o diálogo, construir consenso e promover estratégias abrangentes para a paz e estabilidade duradouras na região do Sahel.

    Ndayishimiye acumula uma experiência política muito rica e credenciais impecáveis de compromisso resoluto com o pan-africanismo, integração regional e cooperação.

    A nomeação reflecte o firme compromisso da União Africana em apoiar a construção da paz e a cooperação regional numa das regiões mais críticas de África.