O Presidente reeleito da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, reafirmou, segunda-feira, em Abidjan, o compromisso em continuar a assegurar a demo- cracia, a paz e a estabilidade do país, em retribuição ao voto de confiança depositado pela população ivoiriense nas eleições do passado dia 25 de Outubro.
O líder ivoiriense fez a promessa momentos após ser investido para um novo mandato de quatro anos pela presidente do Tribunal Constitucional, Chantal Nanaba Camará, durante a cerimónia realizada no Plateau, Palácio Presidencial, em Abidjan.
Perante o testemunho do Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, e de vários outros Chefes de Estado e de Governo, incluindo membros do corpo diplomático, Alassane Ouattara prestou juramento à Nação ivoiriense, com a mão direita erguida para o céu e a esquerda sobre a Constituição da República da Côte d’Ivoire.
“Diante do povo soberano da Côte d’Ivoire, juro solenemente, pela minha honra, respeitar e defender fielmente a Constituição, personificar a unidade nacional, assegurar a continuidade do Estado e defender a sua integridade territorial, proteger os direitos e liberdades dos cidadãos e cumprir conscienciosamente os deveres do meu cargo no melhor interesse da Nação.
Caso o povo decida retirar a sua confiança em mim, que eu enfrente todo o rigor da lei”, jurou o Chefe de Estado reeleito.
O Presidente Alassane Ouattara recebeu, ainda, do Tribunal Constitucional o colar de “Grão-Chanceler da Ordem Nacional Aly Coulibaly”, a mais alta insígnia do país.
Ao discursar na cerimónia de investidura, o Estadista ivoiriense afirmou que os 89,77 por cento dos votos obtidos dos eleitores reflecte os desafios que se apresentam num mundo e sub-região onde os desafios são numerosos, complexos e mais exigentes.
De acordo com Alassane Ouattara, o povo da Côte d’Ivoire expressou nas urnas a sua escolha soberana. "Reafirmaram o seu compromisso com a democracia, a estabilidade e a paz, pelas quais tanto esforço tem sido feito desde 2011", assinalou, para agradecer a todos os eleitores por terem cumprido com o seu dever cívico de forma pacífica, e em especial àqueles que depositaram sua confiança nele para dar continuidade aos desafios de liderar o país, rumo a uma Côte d’Ivoire grandiosa, ambiciosa e unida.
“Esta votação não é apenas um acto cívico, é um testemunho da confiança no nosso país, um Estado orientado para a modernidade e cujo funcionamento das instituições permite a renovação do contrato social entre os líderes e a população, em conformidade com a Constituição", afirmou.
Alassane Ouattara disse, ainda, que o voto na sua continuidade para liderar o país representa, em última análise, uma escolha pela estabilidade, pela paz e pelo desenvolvimento económico e social.
"Aceito este mandato com humildade, gratidão e um elevado sentido de dever. Como sempre prometi, continuarei a ser o Presidente de todos os Ivoirienses, sem distinção, servindo exclusivamente o interesse geral", acentuou.
O sufrágio das instituições, de acordo com o Chefe de Estado da Côte ‘Ivoire, possibilita a renovação do pacto social entre os governantes e a população, conforme os preceitos constitucionais.
Alassane Ouattara aproveitou a ocasião para prestar, igualmente, uma homenagem ao “Pai da Nação Ivoiriense”, o Presidente Félix Houphouët-Boigny, realçando “a importância da sua sabedoria, humanismo e visão de desenvolvimento”, que considerou continuar a inspirar e a guiar a Côte d’Ivoire.
“Jamais deixaremos de demonstrar a nossa gratidão por ter inculcado em cada ivoiriense a cultura da paz, promoção da hospitalidade e a convivência harmoniosa, pilares da nossa identidade nacional”, ressaltou.
O Presidente da Côte d’Ivoire estendeu, ainda, os agradecimentos aos demais candidatos à eleição presidencial, elogiando a postura de “fair-play” demons- trada pelos concorrentes Simone Gbagbo, Ariane Lado, Jean-Louis Billon e Awada Ome- lo, derrotados no pleito eleitoral de 25 de Outubro, enaltecendo, também, o compromisso de todos com a democracia e a paz.
Reformas para impulsionar o crescimento económico
Alassane Ouattara anunciou a continuidade das reformas para impulsionar o crescimento económico. “Vamos prosseguir com as reformas, principalmente nas finanças públicas, para aumentar a nossa capacidade de mobilizar recursos internos, optimizando os gastos", declarou.
Para os os próximos quatro anos, Alassane Ouattara projecta, também, a continuidade da construção de uma Côte d’Ivoire maior, ousada e inovadora, principalmente por meio de uma economia focada na transformação local e na criatividade da sua juventude.
"Vamos trabalhar para ter uma infra-estrutura energética, digital e de transportes mais competitiva; agricultura moderna e auto-suficiente; uma indústria mais eficiente; um sector privado mais assertivo com campeões nacionais cada vez mais proeminentes", enfatizou o Presidente da Côte d’Ivoire.
Apesar dos enormes desafios globais, acrescentou Alassane Ouattara, a Côte d’Ivoire continuará a desenvolver diversas iniciativas para assegurar maior segurança alimentar.
“Da mesma forma, estamos à busca da nossa ambição de nos tornarmos um pólo energético, ao mesmo tempo em que investimos em tecnologia digital para melhorar a produtividade da nossa economia”, reforçou.