O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana, Miguel Bembe, manteve, ontem, um encontro de trabalho com o Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da União Europeia acreditados em Adis Abeba, com quem abordou a evolução dos preparativos da Cimeira União Africana-União Europeia, que se realiza nos dias 24 e 25 deste mês, em Luanda.
Durante o encontro, decorrido nas instalações da Missão Diplomática de Angola em Adis Abeba, Miguel Bembe informou aos embaixadores os resultados da reunião do Comité Director Conjunto “União Africana e União Europeia”, realizada no dia 12 deste mês, por videoconferência, refere um comunicado da Embaixada de Angola na Etiópia.
Durante esta reunião, foram discutidos, entre outros assuntos, a agenda da Cimeira, que será precedida pela Reunião dos Altos Funcionários, a sua estrutura e configuração, incluindo os eventos paralelos, como o Fórum de Negócios e o Fórum da Sociedade Civil e da Juventude UA-UE.
O embaixador angolano considerou que a Sétima Cimeira UA-UE se vai realizar num momento particularmente importante, por coincidir com a comemoração do 25.º aniversário da parceria entre a União Africana e União Europeia.
Neste contexto, avançou que o evento servirá, sobretudo, para avaliar os pregressos alcan- çados na implementação dos compromissos assumidos nas Cimeiras anteriores, e redefinir o futuro da parceria.
O diplomata considerou que as áreas prioritárias identificadas durante a 6.ª Cimeira continuam actuais, entre as quais a de moldar um futuro próspero e sustentável para a África e a Europa.