O processo de mediação para a paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC), agora sob liderança do Presidente do Togo, Faure Essozimna de Gnassingbé, foi abordado, esta quinta-feira, em Luanda
Este assunto voltou a ser analisado durante um encontro que o chefe da diplomacia angolana, Téte António, manteve com o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia.
Em nota de imprensa, o MIREX revela que o diplomata das Nações Unidas felicitou o Presidente da República, João Lourenço, pela liderança da presidência da União Africana e saudou os esforços empreendidos por Angola na mediação do conflito no Leste da RDC, bem como na resolução de outras crises que afectam a Região dos Grandes Lagos.
"O enviado especial da ONU aproveitou igualmente a ocasião para consultar as autoridades angolanas sobre a arquitetura do processo de paz estabelecida pela África Oriental e pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no quadro da mediação e acompanhamento da situação na RDC", lê-se no documento.
Na mesma ocasião, Téte António apresentou ao embaixador Huang Xia uma actualização sobre os esforços do Presidente togolês, Faure Essozimna de Gnassingbé, no processo de mediação do referido conflito.
O chefe da diplomacia angolana fez, também, uma síntese das conclusões da Cimeira Conjunta Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da CAO e da SADC, realizada no dia 13 do corrente mês, que teve como finalidade a restauração da paz e estabilidade na RDC.
Conquista do Afrobasket
Huang Xia felicitou Angola pela conquista do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket 2025), tendo considerado que a vitória representa o investimento do país no desporto e na juventude, bem como a valorização da imagem de Angola no plano internacional.
O diplomata actua como enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, cargo que ocupa desde 2019.