• Parque Solar do Lucapa vai poupar mais de 900 mil milhões de kwanzas aos cofres do Estado


    O Parque Solar do Lucapa inaugurado, este sábado, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na província da Lunda Norte, vai permitir poupar mais de 900 mil milhões de kwanzas por ano aos cofres do Estado.

    Segundo uma nota, enviada ao JA Online, a infra-estrutura proporciona energia limpa, a mais de 45 mil habitantes e evitar mais de 18 mil toneladas de CO2 em emissões poluentes.

    A execução da obra gerou cerca de 100 empregos para população local, na sua maioria jovens.

    O parque irá, de igual modo, poupar cerca de cinco milhões de litros de combustível por ano, instalar 12.090 painéis solares, com uma potência de 7.072 MWp.

    O projecto é o primeiro parque solar a ser inaugurado na Lunda Norte, seguindo-se dos parques solares do Cafunfo, Cuango e Cambuloque entrarão em funcionamento a partir de 2026.

    Os parques solares na referida província prevê beneficiar, até 2026, mais de 330 mil habitantes.

    O financiamento que possibilita a realização destes parques solares é feito inteiramente com base em investimentos públicos, sendo que o Governo angolano negociou estes financiamentos com bancos europeus e agências de crédito à exportação europeias, como são a EKN e a Euler Hermes, refere o documento.

    A inauguração da infra-estrutura contou, ainda, com secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos e de uma delegação de responsáveis do Ministério da Energia e Águas.