• País aborda reforço dos laços de amizade com a Namíbia


    O reforço dos laços de amizade e cooperação entre Angola e a Namíbia dominou o encontro entre a embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, e a homóloga da República da Namíbia, Sabine Böhlke-Möller.

    De acordo com uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o encontro aconteceu num ambiente de grande cordialidade e fraternidade, tendo a embaixadora Guilhermina Prata dado as mais calorosas boas-vindas à homóloga, sublinhando a profunda irmandade que une os dois povos e países, desde os primórdios da luta pela Independência de Angola.

    Recordando o legado histórico, a chefe da Missão Diplomática angolana parafraseou o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao afirmar que “na Namíbia e na África do Sul está a continuação da nossa luta”, realçando o apoio mútuo e o destino partilhado que sempre caracterizaram a relação entre as duas nações.

    Por sua vez, a embaixadora Sabine Böhlke-Möller agradeceu as calorosas palavras de boas-vindas e manifestou profunda satisfação pelo encontro.

    A diplomata namibiana destacou, ainda, o facto de Guilhermina Prata ser a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora de Angola em França, considerando-o um marco inspirador para a liderança feminina na diplomacia.

    Durante o encontro, as duas diplomatas abordaram diversas questões de interesse comum e prometeram trabalhar em estreita colaboração para a afirmação dos valores que ambos os países defendem.

    Guilhermina Prata e Sabine Böhlke-Möller reiteraram o compromisso de valorizar a rica e longa fronteira comum como um vector de união e desenvolvimento, bem como de aprofundar a cooperação no seio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e no âmbito de projectos multilaterais como a Área de conservação Transfronteiriça Kavango-Zambezi (KAZA).

    No final da visita, a diplomata namibiana assinou o Livro de Honra da Embaixada de Angola, deixando uma mensagem que reflecte o espírito do encontro: “É uma experiência maravilhosa visitar o nosso vizinho Angola longe de casa. Obrigada, Vossa Excelência, pelas calorosas boas-vindas”.

    A audiência reafirma a solidez das relações entre Angola e a Namíbia e abre novas perspectivas para uma actuação conjunta e concertada no palco diplomático internacional.