• Nova edição da TICAD 2025 encerra com balanço positivo


    A nona edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano, (TICAD 2025), que decorreu durante três dias, na cidade de Yokohama, no Japão, encerrou, quinta-feira, com balanço positivo.

    O Presidente da União Africana, João Lourenço, concluiu assim a sua missão, que foi a de presidir, em conjunto com o Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, à reunião de alto nível da plataforma japonesa de cooperação com África.

    Do balanço destaque para assinatura de mais de 300 acordos de cooperação, dos quais sete foram assinados com Angola, realizados mais de 200 seminários e simpósios com a participação de centenas de entidades do mundo da política, da diplomacia, da tecnologia e inovação, numa perspectiva do reforço e expansão da cooperação entre o Japão e África.

    Além disso, destaque também para exposições que mostraram a capacidade produtiva do Japão e de um grande número de países africanos representados (como Angola) estiveram activas nos dias da conferência, comunicando, com actos, a vontade real que há de África e o Japão fazer negócios e caminhar juntos.