• MIREX homenageia hoje terça-feira diplomatas e funcionários


    O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) vai homenagear, esta terça-feira, em Luanda, um grupo de diplomatas e funcionários, no âmbito da "Conferência sobre o Papel da Diplomacia Angolana na Conquista e Preservação da Independência Nacional".

    O acto tem como propósito reconhecer os feitos de todos os quadros do Ministérios das Relações Exteriores, cujos feitos contribuíram para o engrandecimento da diplomacia angolana nos 50 anos da Independência Nacional.

    Na cerimónia, que será marcada com a entrega de medalhas e diplomas de reconhecimento, constam nomes como Téte António, actual ministro das Relações Exteriores, João Miranda, Gorges Chicoti e Manuel Augusto (antigos chefes da diplomacia angolana).

    De acordo com a lista que o Jornal de Angola Online teve acesso, serão ainda condecorados a título póstumo ex-ministros das Relações Exteriores, como José Eduardo dos Santos, Paulo Teixeira Jorge, Afonso Domingos Pedro Van-dúnem “Mbinda”, Pedro de Castro Van-dúnem “Loy”, Venâncio da Silva Moura e Assunção Afonso de Sousa dos Anjos.

    Os actuais secretários de Estado do MIREX, nomeadamente Esmeralda Bravo Mendonça, Domingos Vieira Lopes, e Osvaldo Varela, também constam da lista de diplomatas a serem condecorados.

    Ainda da lista de homegeados constam, também, ex-vice-ministros e secretários de Estado (ainda em vida) e a título póstumo, embaixadores em missão no exterior do país, reformados, directores nacionais, representantes permanentes junto de Organizações Internacionais, cônsules-gerais em funções e a título póstumo, entre outros funcionários.

    A Conferência sobre o Papel da Diplomacia Angolana na Conquista da Independência Nacional, aberta ontem (segunda-feira), e encerra hoje, está a debater os desafios e principais marcos no sector diplomáticos nos últimos 50 anos.

    De acordo com a agenda, o discurso de encerramento será proferido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

    O Ministério das Relações Exteriores foi criado no dia 12 de Novembro de 1975, com a missão de executar e coordenar a política externa angolana, defender os interesses do país e dos seus cidadãos no exterior, assim como fornecer assistência às comunidades angolanas no estrangeiro.