O chefe da diplomacia angolana, Téte António, encontra-se desde a tarde deste domingo, em Dakar, para uma visita de 24 horas ao Senegal, no âmbito do reforço da cooperação entre Angola e aquele país da África Ocidental.
No Aeroporto Internacional ”Blaise Diagne” em Dakar, o ministro, que se faz acompanhar do embaixador Jorge Cardoso, director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX, recebeu cumprimentos de boas vindas do conselheiro Araújo Savimbi, na qualidade de encarregado de Negócios da Embaixada de Angola no Senegal.
Segundo um comunicado de imprensa do MIREX, a visita do ministro Téte António a Dakar enquadra-se num périplo que o levará as cidades de Bamako, no Mali, Ouagadougou, no Burkina Faso, e Niamey, no Níger.
A nota revela que em Dakar, o titular da pasta das Relações Exteriores manterá contactos ao mais alto nível para debruçar-se sobre o aprofundamento das relações político e diplomático entre Angola e o Senegal que se pretendem mais profícuas, visando o desenvolvimento e a prosperidade.
"As relações entre Angola e Senegal são, de forma geral, cordiais e marcadas por cooperação no âmbito bilateral e multilateral, especialmente dentro da União Africana e outras organizações continentais"
Os *dois países compartilham posições comuns em fóruns africanos e internacionais*, sobretudo em temas como *Defesa da soberania dos Estados africanos*, Cooperação Sul-Sul, *Desenvolvimento sustentável e combate à pobreza* e Reforma do Conselho de Segurança da ONU, defendendo maior representatividade africana", sublinha.
O chefe da diplomacia angolana, explica a nota, vai cumprir com a mesma missão em Bamako, Ouagadougou, e em Niamey, onde pretende-se incrementar os laços de cooperação bilateral nos mais variados domínios com a *República do Mali, Burkina Faso e Níger.
As relações bilaterais entre Angola os países da África Ocidental, nomeadamente, o Mali, Burkina Faso e Níger são caracterizadas por uma cooperação crescente, embora com diferentes níveis de profundidade e áreas de actuação.
Relações históricas
As relações entre Angola e Mali são historicamente amistosas, baseadas em princípios de solidariedade africana, cooperação Sul-Sul e interesses comuns no âmbito da União Africana (UA), e outros fóruns internacionais.
Já com o Burkina Faso são amistosas, com intercâmbios oficiais ocasionais. Ambos os países participam activamente da União Africana e compartilham interesses comuns em promover a paz e o desenvolvimento no continente.
No domínio comercial, em 2022, Angola exportou aproximadamente 8,38 milhões de dólares para Burkina Faso, principalmente em produtos como petróleo refinado, cimento e garrafas de vidro.
Por seu turno, e no mesmo período, o Burkina Faso exportou cerca de 741 mil dólares para Angola, com destaque para o algodão preparado*. Esses números indicam um comércio bilateral em crescimento, embora ainda em níveis modestos.
Com o Níger, as relações são limitadas, com poucos intercâmbios diplomáticos registrados. Os dois países são membros da União Africana e compartilham o compromisso com a paz e a segurança no continente.