O ministro das Relações Exteriores, Téte António, conversou, hoje, ao telefone com o homólogo dos Países Baixos, David Van Weel.
A conversa entre os dois titulares da pasta que cuidam da diplomacia abordou o aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e os Países Baixos, que tem registado nos últimos anos progressos notáveis nos mais diferentes domínios da vida económica e comercial informa o MIREX através de uma nota.
Ambas entidades aproveitaram o momento para trocarem impressões relacionadas com os preparativos da Cimeira União Africana/União Europeia, a realizar-se em Luanda de 24 a 25 deste mês de Novembro.
No plano regional, Teté António e David Van Weel analisaram a situação de instabilidade que prevalece no Leste da República Democrática do Congo, onde o conflito entre a RDC e o Rwanda continua a comprometer a paz e a segurança na região dos Grandes Lagos.
Nesta conformidade, o diplomata neerlandês destacou os esforços diplomáticos e a adopção de medidas concretas para alcançar uma solução sustentável para a crise, tendo
reconhecido o papel fundamental de Angola na mediação dos conflitos na região, sob liderança do Presidente João Lourenço.
As relações entre os dois países são fortes e caracterizadas por uma parceria económica e cooperação bilateral em diversas áreas, incluindo juventude, obras públicas e urbanismo.
Os Países Baixos reconheceram Angola após a independência e hoje promovem o comércio e o investimento do sector privado holandês no país, que por sua vez também busca reforçar os laços de amizade com a nação europeia, pode ler-se.