O Ministério dos Transportes vai lançar, nos próximos dias, um concurso de concessão para o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes(CFM), com o objectivo de dinamizar o crescimento económico na Região Sul do país.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a negociação da Parceria Pública, no concurso de concessão para CFM, vai ser discutida a possibilidade do investidor que celebrar o contrato de concessão, ampliar a infra-estrutura ferroviária até à Namíbia, nos moldes que está a ser feito com a ligação à Zâmbia.
O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo, durante uma entrevista à imprensa, à margem da visita do ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, sublinhou que o CFM deverá sair, também, da cidade de Lubango à fronteira da Santa Clara (Namíbia) e até a Menongue.
Sobre o transporte terrestre, o secretário de Estado disse que Angola tem um acordo bilateral no domínio da facilitação da circulação dos transportes, quer de mercadoria, como de passageiros nas duas zonas fronteiriças.