A Embaixada de Angola em Espanha celebrou, Madrid, o 50.º aniversário da Independência de Angola em colabração com a agência Bran Comunicácion e diversos convidados.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, a comemoração reuniu autoridades, representantes diplomáticos, líderes empresariais e milhares de cidadãos, consolidando a relação entre ambos os países e projectando a imagem de uma Angola moderna, diversa e em crescimento.
A cerimónia foi presidida pela Embaixadora de Angola em Espanha, Balbina Dias, que proferiu um discurso patriótico e profundamente simbólico, no qual destacou os cinquenta anos de independência como um marco de soberania, paz e esperança.
Durante a intervenção, a diplomata recordou, igualmente, a histórica visita de Sua Majestade o Rei Filipe VI a Angola, em 2023, que marcou um ponto de viragem na referida cooperação com aquele país da Península Ibérica.
Na ocasião, Balbina DIas realçou, ainda, o papel de Angola como actor-chave na prevenção e resolução de conflitos, a sua recente presidência da União Africana e a sua legítima aspiração a ocupar um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, reiterando a vontade do país de contribuir activamente para a paz e a cooperação internacional.