O antigo Presidente e figura-chave na fundação da República Socialista do Vietname, Ho Chi Minh, foi homenageado, quinta-feira, em Luanda, pelo Presidente daquele país asiático.
Luong Cuong, que se fez acompanhar da Primeira-Dama do país, Nguyen Thi Minh Nguyet, procedeu à deposição de uma coroa de flores junto à placa de homenagem a Ho Chi Minh, situada nas instalações da Embaixada do Vietname em Angola.
Na ocasião, o Chefe de Estado vietnamita foi recebido pelo representante máximo da diplomacia vietnamita em Angola, Duong Chinh Chuc, bem como por altos funcionários da representação diplomática em Angola.
O Presidente Luong Cuong está em Angola para uma visita de Estado de 72 horas, a convite do homólogo João Lourenço.
A visita de Estado reforça a cooperação entre os dois países, nos diferentes domínios, sendo a primeira vez que Angola recebe um Chefe de Estado vietnamita desde o estabelecimento das relações bilaterais a 12 de Novembro de 1975.
O líder político e revolucionário da República Socialista do Vietname, Ho Chi Minh, foi uma figura-chave da fundação da nação. Carismático, com capacidade de mobilização e organização, o antigo Presidente do Vietname liderou a luta contra a colonização francesa e a ocupação japonesa, que culminou com a proclamação da Independência, em 1945, bem como a vitória sobre a França, em 1954, na célebre Batalha de Dien Bien Phu.
Também conhecido como escritor e poeta, o líder político deixou inúmeros textos e discursos que reflectem a sua visão política e filosófica sobre o mundo.
O antigo Presidente vietnamita faleceu em Setembro de 1969, aos 79 anos, vítima de insuficiência cardíaca, em Hanói, capital do país. Os restos mortais encontram-se embalsamados e exibidos no Mausoléu Ba Đình, em Hanói.
Estadista rende tributo aos combatentes tombados
O Presidente da República Socialista do Vietname, Luong Cuong, prestou ontem, em Luanda, homenagem aos guerrilheiros tombados em defesa da pátria angolana, com a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Soldado Desconhecido.
O gesto do estadista vietnamita, recebido com honras militares no local, tendo de seguida marchado em passos lentos até ao túmulo, demonstra o reconhecimento do país asiático aos feitos heróicos dos combatentes angolanos, que derramaram sangue e suor na luta por uma Angola livre e independente.
O acto de homenagem enquadrou-se na visita de Estado de três dias que o Presidente do Vietname efectua a Angola, assinalando um marco nas relações diplomáticas entre as duas nações, estabelecidas a 12 de Novembro de 1975.
Inaugurado a 23 de Setembro de 2017, pelo antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o monumento é dedicado a todos os cidadãos que, heroicamente, sacrificaram as suas vidas na frente de batalha, sem que os seus corpos tenham sido identificados.
A infra-estrutura, erguida no largo dos Correios de Angola entre a rua do 1.º Congresso e a Marginal de Luanda, ocupa uma área de 270 metros de comprimentos e 60 metros de largura, possuindo uma estrutura metálica com 16 peças entrelaçadas.