Com 27 anos, a angolana Letícia Chioca, residente na Rússia, é o retrato da determinação, versatilidade e do espírito empreendedor.
Licenciada em Economia e Mestre em Gestão e Desenvolvimento de Projectos, pela Universidade de Ciências e Tecnologias de Ufa, Letícia Chioca tem vindo a destacar-se no mundo dos negócios, do desporto e da música, levando o nome de Angola além-fronteiras.
Letícia Chioca deixou Angola em 2018, motivada pela vontade de aprofundar conhecimentos nas áreas do empreendedorismo e da inovação – sectores que considera essenciais para transformar ideias em acções concretas e impactantes.
“A minha especialização é resultado de uma paixão antiga. Entrei no mundo do empreendedorismo aos 14 anos e, desde então, sempre sonhei em tornar-me uma empresária de sucesso”, conta orgulhosa.
Um salão de beleza gerido por uma só mulher
Apesar de se encontrar num país com costumes e clima muito distintos dos de Angola, Letícia Chioco tem conseguido impor-se no mercado local.
É proprietária de um espaço de estética na Rússia, em que presta serviços maioritariamente a clientes russas – que representam cerca de 70 por cento da sua clientela. Os restantes 30% são clientes angolanos e de outras nacionalidades.
Letícia Chioca afirma que trabalha sozinha e faz a gestão completa do negócio, mas na época do Verão, em que há maior procura, chega a contratar ajuda pontual. Porém, no Inverno, devido à baixa procura, faz atendimentos ao domicílio.
Desportista e medalhista internacional
A multifacetada Letícia é também atleta de Master Wrestling, um desporto tradicional da República de Yakutia, na Rússia, que consiste numa disputa de força entre dois adversários que tentam puxar um bastão.
Recentemente, participou no Campeonato Mundial de Master Wrestling, na Mongólia, no qual conquistou a medalha de bronze, elevando o nome de Angola no panorama desportivo internacional. Reconhece ter sido uma conquista difícil e valido a pena, fruto de exigentes treinos, disciplina alimentar e muito foco.
A voz que encantou a Rússia
A música acompanha Letícia desde a infância, tendo começado a cantar na igreja, em Angola.
Após a sua chegada à Rússia, integrou actividades culturais universitárias, destacando-se em concursos musicais nacionais e internacionais.
Em 2019, foi laureada ao primeiro grau num concurso nacional de música e, em 2025, voltou a conquistar o primeiro lugar no concurso regional “Student Spring”. Participou, ainda, no prestigiado concurso internacional “Sucessos Retro”, em que se destacou entre mais de 70 concorrentes e arrecadou o segundo lugar.
“A música é uma das minhas maiores paixões. Um dos meus maiores sonhos é tornar-me uma cantora internacional profissional”, confidencia.
Projectos para o futuro
Com uma visão clara sobre o futuro, Letícia está a preparar o lançamento do primeiro e-book sobre finanças pessoais e planeamento financeiro, direccionado, especialmente, para jovens angolanos. Pretende, de igual modo, abrir a própria empresa em Angola, oferecendo consultoria empresarial e individual.
Realça a pretensão de inspirar outros jovens a acreditarem nos sonhos e a estruturar os projectos com base no conhecimento e na organização.
Trajecto entre Angola e Rússia
Letícia vive na Rússia há sete anos e admite que o processo de adaptação foi desafiante, especialmente pela barreira linguística e pelas diferenças climáticas e culturais.
“O povo russo é muito reservado, mas também culto e acolhedor. Com o tempo, fui-me adaptando e hoje sinto-me integrada”, relata.
Apesar de solteira e sem família na Rússia, diz estar focada nos projectos pessoais e profissionais, mas acredita que constituirá família no futuro.