O embaixador de Angola no Reino Unido da Grã- Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, José Patrício, foi, hoje, oficializado como representante oficial de Angola na Organização Internacional do Café (OIC).
A OIC é uma instituição que congrega 42 Estados- membros, maioritariamente produtores de café, associados em regime de voluntariado, informa uma nota enviada ao JA Online.
Durante a cerimónia de apresentação das Cartas Credenciais do diplomata nacional, a directora executiva da Organização Internacional do Café, Vanusia Nogueira, explicou detalhadamente sobre o funcionamento desta plataforma de apoio e facilitação das políticas de fomento, junto dos países-membros, para adoptarem as melhores práticas de governança na cadeia de produção, consumo e exportação do café.
A responsável sublinhou, igualmente, citada pelo documento, que a OIC tem uma boa articulação com o Instituto Nacional do Café de Angola (INCA), e considerando o facto de o nosso país possuir potencial para o aumento da produção do café, mostrando-se aberta a colaborar com Angola na adopção de modelos de gestão similares aos implementados por outros países membros.
Por sua vez, o embaixador José Patrício fez uma breve exposição do perfil actual da produção do café em Angola, que após a interrupção durante o período da guerra conhece agora um ritmo bastante animador do aumento de produção e que, em 2025, conheceu uma expansão de 40%.