• Grupo de profissionais da saúde viaja para Brasil em formação especializada


    Um grupo composto por nove profissionais de saúde das províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huíla e Huambo, viajam nos nos dias 5 e 6 deste mês, para o Brasil, no âmbito de um programa de formação de dois anos em instituições de ensino superior de excelência.

    Conforme uma nota de imprensa, as áreas de especialização incluem Pediatria Ortopédica, Ciências Farmacêuticas, Radiologia, Hemoterapia, Fisioterapia, Transplante de órgãos entre outras prioritárias para o país.

    O Ministério da Saúde, através da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), realizou, sexta-feira, em Luanda, a cerimónia oficial de acolhimento dos profissionais bolseiros que partirão para o Brasil no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde, financiado pelo Banco Mundial.

    A sessão foi presidida pelo coordenador e gestor Técnico do projecto, Job Monteiro, que destacou a importância estratégica desta iniciativa de capacitação internacional e os compromissos éticos e profissionais dos bolseiros, enquanto representantes da saúde no sector público em Angola.

    A cerimónia, destaca a nota, incluiu a entrega de passaportes, a assinatura dos termos de compromisso, onde se destaca a obrigatoriedade de regresso ao país as províncias de origem, e mensagens institucionais de encorajamento aos bolseiros.

    Job Monteiro encorajou-os a regressarem como multiplicadores de conhecimento e futuros formadores no Serviço Nacional de Saúde.

    O comunicado sublinha, ainda, que este projecto, aprovado pelo Presidente da República, João Lourenço, representa um marco inédito na qualificação dos quadros da saúde em Angola e está alinhado com os compromissos da Cobertura Universal de Saúde e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.