A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, recebeu, ontem, o novo representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Angola, Luís Caribe, com quem identificou acções conjuntas que possam contribuir para o alcance das prioridades de desenvolvimento nacional.
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) refere que o encontro serviu, sobretudo, para Luís Caribe proceder à sua apresentação oficial, mas também para reforçar a parceria entre o Governo angolano e o PAM.
O novo representante do PAM aproveitou o momento para falar à embaixadora Esmeralda Mendonça sobre os planos e projectos daquela agência das Nações Unidas para Angola. O Programa Alimentar Mundial tem uma actuação multifacetada no país, combinando resposta emergencial com programas de longo prazo. Os seus esforços incluem assistência nutricional, apoio logístico, fortalecimento institucional e iniciativas agrícolas.
A escassez de recursos continua a ser um obstáculo, mas as parcerias nacionais e provinciais reflectem um caminho promissor para uma segurança alimentar sustentável, conclui o documento.
Cônsul-geral do Brasil
Ainda ontem, a secretária de Estado para as Relações Exteriores recebeu, em audiência, o cônsul-geral do Brasil em Luanda, cujo objectivo foi reforçar os laços diplomáticos e a cooperação entre Angola e o Brasil.
Durante o encontro, Esmeralda Mendonça felicitou o trabalho desenvolvido pelo Consulado-Geral do Brasil em Luanda, reconhecendo os esforços empreendidos na melhoria contínua da cooperação.