• Governo da RDC e M23 assinam novo acordo-quadro para a Paz


    O Governo da República Democrática do Congo (RDC) e o grupo rebelde M23 assinaram, sabado, em Doha, Qatar, um novo acordo-quadro para a paz no Leste da RDC, durante um acto testemunhado pelo embaixador de Angola naquele país do Médio Oriente, António Ramos da Cruz, a convite da mediação.

    De acordo com um comunicado da Embaixada de Angola no Qatar, o novo acordo, alcançado sob mediação do Qatar, dos Estados Unidos e da União Africana, resultou de vários meses de negociações directas entre as partes em conflito.

    A nota acrescenta que o acto de assinatura contou com a presença de Mohammed bin Abdulaziz Al-Khulaifi, secretário de Estado das Relaçes Exteriores do Qatar, de Massad Boulos, enviado especial dos Estados Unidos, bem como de representantes da União Africana e do corpo diplomático africano acreditado no Qatar.

    Ainda ontem, coincidentemente, teve lugar, em Kinshasa, RDC, a 9.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), tendo Angola passado a presidência do órgão à RDC.

    Na ocasião, o Presidente cessante e Chefe de Estado angolano, João Lourenço, apontou entre os ganhos a aprovação do Roteiro da CIRGL para a pacificação do Leste da RDC, acompanhado do Plano Conjunto para a resolução da crise de segurança e normalização das relações entre a RDC e o Rwanda.

    João Lourenço assinalou ainda que a RDC assume agora a presidência da CIRGL num momento exigente, por continuar a enfrentar um conflito armado no seu próprio território, mas manifestou confiança de que o equilíbrio e o sentido de responsabilidade prevalecerão no exercício das funções.