• Festival musical marca celebração dos 50 anos da Independência de Angola na Turquia


    A Embaixada de Angola na Turquia realizou, na sexta-feira, um festival músico cultural que contou com a participação de estudantes turcos do curso de língua portuguesa e outras de origem latina, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.

    O evento serviu para a exibição do documentário “A Independência”, que retrata o percurso da luta pela nossa independência, com depoimentos de vários angolanos que vivenciaram os momentos da luta pela libertação e independência de Angola do Jugo colonial português.

    O embaixador de Angola na Turquia, João Salvador dos Santos Neto, citado numa nota de imprensa, disse que é com orgulho que Angola celebra os 50 anos de independência, apesar de todos os desafios enfrentados, "porque nos tornamos livres, soberanos e independentes, desde o dia 11 de Novembro de 1975".

    João Salvador dos Santos Neto destacou a importância de se entender "o nosso passado" para compreender o quanto foi difícil a conquista da nossa independência nacional, o período pós-independência até aos dias de reconstrução do país que temos hoje.

    Ofestival foi preenchido com momentos culturais, com a actuação do artista angolano Ndaka Yo Wini e o grupo de dança Ballet Njinga Mbandi.

    Os estudantes turcos e angolanos mostraram-se satisfeitos com a exibição do documentário porque conseguiram ter uma percepção e aprender um pouco mais sobre Angola e o sacrifício de muitos angolanos, que deram a sua vida pela luta de libertação e independência do nosso país.