O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, felicitou, sabado, o Presidente João Lourenço pela liderança esclarecida da CIRGL e a constância do seu compromisso ao serviço da paz e estabilidade na região.
No seu discurso de aceitação ao cargo de Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e de abertura da IX Cimeira da organização, Félix Tshisekedi defendeu uma organização mais atenta, reactiva e ambiciosa.
Na ocasião, o novo Presidente da CIRGL disse que ainda há tempo para agir e transformar a Região dos Grandes Lagos num verdadeiro espaço de paz, segurança e desenvolvimento.
“A nossa presidência será inteligente nos princípios da soberania, integridade territorial, não agressão, recusa de qualquer acolhimento e firmemente aberta ao diálogo, em busca de soluções políticas sustentáveis e inclusivas para as mulheres, jovens, autoridades locais e comunidades”, defendeu.
Segundo Tshisekedi, na CIRGL, a presidência da RDC será imparcial, mas exigente. “Não nos vamos opor a mais segurança ao desenvolvimento, combate à soberania, à integração, à justiça e à reconciliação. Vamos acolher tudo ao mesmo tempo, com métodos, coragem e lealdade”, frisou.
O Presidente da RDC reconhece que o Pacto sobre a Estabilidade, Segurança e Desenvolvimento, feito no ano de 2006, continua a ser a base da comunidade, mas ressalta que está na hora de acelerar a aplicação integral do protocolo de não-agressão e da despesa mútua à cooperação judicial, passando pela luta contra a exploração ilegal de recursos naturais e pela implementação do programa de acção para a integração económica.
Sublinhou que não haverá paz sem justiça, nem estabilidade sem segurança partilhada e desenvolvimento sem integração real. “Que esta IX Cimeira assinale a renovação dos nossos compromissos e o início de uma fase de execução acelerada do Pacto que nos une”, apelou.