• EUA quer parceria especial para criação de empregos para jovens


    Os Estados Unidos manifestaram, segunda-feira, em Abidjan, a intenção de desenvolver uma parceria económica especial com Angola, almejando maiores oportunidades de emprego para os jovens.

    O desejo foi expresso pelo subsecretário de Estado para os Assuntos Económicos dos Estados Unidos, Jacob Helberg, durante a audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, em Abidjan, à margem da cerimónia de posse de Alassane Ouattara, Chefe de Estado reeleito da Côte d’Ivoire.

    Em declarações aos jornalistas, à saída da audiência, Jacob Helberg referiu que tal como acontece com muitos países do continente africano, Angola está a registar um aumento muito rápido da população e de jovens, facto que oferece uma oportunidade para os Estados Unidos exportarem tecnologias, de modo a permitir que Angola garanta que todos estes jovens tenham oportunidades de emprego nos próximos anos.

    “Queremos desenvolver esta parceria económica com o continente africano de forma bastante diferente, uma relação, portanto, de parceria e, de forma especial, desenvolver esta parceria com Angola”, assegurou o subsecretário de Estado norte-americano para os Assuntos Económicos.

    Jacob Helberg disse estar confiante de que criar condições para a garantia de emprego para os jovens se torna um factor de estabilidade política e desenvolvimento económico para o futuro do país, tendo sublinhado, também, as oportunidades para uma cooperação mais profunda com Angola.

    “Acreditamos, também, que temos a oportunidade de aprofundar a nossa colaboração com a segurança do mercado de suplementos. Queremos reforçar uma relação que tem sido desenvolvida há muitos anos e torná-la uma relação mais produtiva em áreas estratégicas, tais como minerais críticos, infra-estruturas e tecnologias”, acrescentou o responsável norte-americano.