O Governo dos Estados Unidos (EUA) e a Comissão Europeia (EU) reiteraram, quinta-feira, o compromisso comum em promover a paz, a segurança e o crescimento económico na região dos Grandes Lagos.
“Juntos, estamos concentrados na criação das condições necessárias para um aumento do investimento dos Estados Unidos e da União Europeia em toda a região, reconhecendo que o desenvolvimento económico constitui um pilar fundamental para a estabilidade a longo prazo”, lê-se numa declaração enviada hoje ao Jornal de Angola Online.
No documento, os EUA e a EU sublinham, também, que o Corredor do Lobito é um projecto de infra-estrutura transformadora que reforçará a conectividade regional, garantirá cadeias de fornecimento de minerais críticos e impulsionará um crescimento económico sustentável.
"Ao ligar a República Democrática do Congo (RDC) ao porto do Lobito, no Oceano Atlântico, em Angola, o Corredor do Lobito abrirá novas vias ao comércio bidireccional entre a África Central, os Estados Unidos e a Europa".
“O Governo dos Estados Unidos e a Comissão Europeia trabalham estreitamente com líderes do sector privado e parceiros africanos para reabilitar e modernizar o Corredor do Lobito, assegurando o seu êxito como catalisador do desenvolvimento regional”, refere o documento.