• EUA e Comissão Europeia reafirmam compromisso com o Corredor do Lobito


    Os Estados Unidos da América (EUA) e a Comissão Europeia (CE) reafirmaram o compromisso com o Corredor do Lobito, um projecto de infra-estruturas que consideram transformador e de reforço da conectividade regional e de garantia de cadeias de fornecimento de minerais críticos para impulsionar um crescimento económico sustentável.
    O reiterar do compromisso foi manifestado na Declaração Conjunta de Intenções do Governo dos Estados Unidos e da Comissão Europeia sobre o Corredor do Lobito e o Investimento na Região dos Grandes Lagos.

    As partes consideram que ao ligar a República Democrática do Congo (RDC) ao porto do Lobito, no Oceano Atlântico, em Angola, o Corredor do Lobito abrirá novas vias ao comércio bidireccional entre a África Central, os Estados Unidos e a Europa.
    No documento, os EUA e a Comissão Europeia reiteram, também, o compromisso comum em promover a paz, a segurança e o crescimento económico na Região dos Grandes Lagos.

    Na Declaração Conjunta, as partes assumem estar concentradas na criação das condições necessárias para um aumento do investimento dos Estados Unidos e da União Europeia em toda a região, reconhecendo que o desenvolvimento económico constitui um pilar fundamental para a estabilidade a longo prazo.

    O Governo dos Estados Unidos e a Comissão Europeia asseguram trabalhar estreitamente com os líderes do sector privado e parceiros africanos para reabilitar e modernizar o Corredor do Lobito, assegurando o seu êxito como catalisador do desenvolvimento regional.

    As partes sublinham, ainda, terem tomado boa nota das recentes discussões do sector privado com o Governo da RDC relativas a propostas de investimento para a parte congolesa do Corredor do Lobito.

    De igual modo, os Estados Unidos e a Comissão Europeia garantem, no mesmo documento, estarem preparados para discutir possíveis formas de financiar propostas que assegurem a sincronia com a reabilitação em curso no lado angolano do Corredor do Lobito, de modo a maximizar a eficiência e o sucesso do projecto.