A subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos dos Estados Unidos da América, Allison Hooker, afirmou, sexta-feira, que Angola é vista por Washington como um aliado estratégico e parceiro-chave para o desenvolvimento de África, sublinhando o seu papel de destaque na parceria bilateral em diversos domínios.
A responsável norte-americana falava à imprensa à saída de uma audiência concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no edifício sede da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, à margem da 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
Segundo Allison Hooker, os EUA apoiam fortemente o Corredor do Lobito, uma importante rota de transporte e logística que liga o Porto do Lobito, na província angolana de Benguela, à República Democrática do Congo (RDC) e à Zâmbia.
“O Corredor do Lobito representa uma oportunidade estratégica para impulsionar o comércio regional, melhorar a conectividade e acelerar o desenvolvimento económico em toda a África Austral”, destacou.
De acordo com a sub-secretária de Estado, Angola tem desempenhado um papel crucial na dinamização desta parceria, sendo reconhecida pelo Governo norte-americano como um actor central em sectores como infra-estrutura, conectividade continental, segurança alimentar e agricultura resiliente.
Durante a audiência, as duas delegações passaram em revista o estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre Angola e os Estados Unidos, bem como questões regionais e multilaterais, com especial enfoque para a paz e segurança internacionais.