A embaixadora e representante permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Ana Maria de Oliveira, reuniu-se com o especialista angolano em comércio internacional, Lucas Ricardo, de quem recebeu garantias de que pretende regressar a Angola para contribuir no desenvolvimento do país.
De acordo com uma nota, a que o Jornal de Angola teve acesso, Ana Maria de Oliveira manteve um encontro com o especialista angolano, tendo a reunião servido para abordarem o fim de estágio no Programa Anual de Formação para Jovens Profissionais (Young Professionals Programme) da Organização Mundial do Comércio.
Na ocasião, a representante permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas realçou a importância dos jovens quadros angolanos formados no exterior e disse que "Lucas Ricardo tem potencial para integrar futuros projectos nacionais".
O documento refere que Lucas Ricardo, de 27 anos, é o primeiro jovem angolano a integrar o Programa Anual de Formação para Jovens Profissionais da OMC.
Por sua vez, o especialista angolano em Comércio Internacional acredita num “co-mércio justo”, como sendo um forte mecanismo para o aumento da prosperidade e a redução das desigualdades.
Para o jovem, o processo de selecção foi competitivo, sendo que mais de cinco mil candidatos concorreram às 19 vagas disponibilizadas para este ano.
Durante a conversa com a diplomata Ana Maria de Oliveira, Lucas Ricardo manifestou o desejo de regressar a Angola e colocar as suas competências ao serviço do país.
Por outro lado, a embaixadora destacou, também, a presença do jovem na Missão Permanente de Angola e sublinhou a relevância e o reconhecimento dado à valorização do capital humano e o papel da diplomacia.