O 2.º Seminário Regional Consular de Capacitação Profissional e Formação Contínua, que decorreu, na última semana, na cidade de Rundu, República da Namíbia, encerrou ontem, sexta-feira.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, a cerimónia de encerramento realizou-se na “Casa de Angola” da região do Kavango Leste, onde foram atribuídos 105 certificados de participação.
Sob o lema “Fortalecer a acção consular através da capacitação e da competência profissional na região da SADC”, o evento serviu para reforçar as capacidades técnicas e jurídicas, bem como as competências profissionais dos agentes consulares, e promover a harmonização dos serviços prestados às comunidades angolanas na Região da SADC, com extensão às Repúblicas do Congo e Centro Africana.
Ao longo dos quatro dias, os participantes analisaram temas essenciais para o desempenho das funções diplomáticas e consulares, que foram conduzidas por prelectores de diferentes instituições.
Participaram do Seminário, sete sectores consulares de Missões Diplomáticas, 12 Consulados Gerais, 16 prelectores e representantes das diferentes instituições que compõem o Governo de Angola.
Para o embaixador de Angola na Namíbia, Pedro Mutindi, o seminário possibilitou a aquisição e consolidação de conhecimentos jurídicos e operacionais essenciais para o funcionamento regular dos serviços, num momento em que os desafios migratórios se apresentam cada vez mais complexos e exigentes a nível global.