O embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, enalteceu o papel que a comunidade angolana residente desempenha para os esforços de desenvolvimento do país.
O diplomata falava, este sábado, no Dubai durante a cerimónia de empossamento da nova Direcção da Associação dos Angolanos e Amigos nos Emirados Árabes Unidos para o mandato 2025-2028.
Júlio Maiato, que esteve ladeado pela cônsul-geral de Angola no Dubai, Isabel de Castro, considerou como parceiras das missões diplomáticas acreditadas no exterior, as associações de angolanos que também são partícipes na mobilização de investidores estrangeiros para Angola.
O chefe da Missão Diplomática enfatizou, também, o papel do Presidente da República, João Lourenço, na valorização dos angolanos na diáspora, tendo encorajado a nova direcção da associação a priorizar as questões da unidade, fraternidade e direccionamento dos nacionais residentes.
Reestruturação da associação
A cônsul-geral de Angola no Dubai, Paula de Castro, afirmou que a cerimónia de hoje reveste-se de capital importância visto que é o culminar de um longo processo, que teve como objectivo, a restruturação da associação, visando a sua melhor organização e apoio à comunidade angolana nos Emirados Árabes Unidos.
Apelou, igualmente, aos concidadãos no sentido de pautarem sempre pelo apoio, interação e respeito à direcção da associação na materialização das suas tarefas.
"Endereçamos uma palavra de apreço e agradecimento a direcção cessante, pelo trabalho realizado e esforços empreendidos na manutenção da associação ao longo dos últimos tempos", finalizou.
Tomada de posse
Fazem parte da nova direcção empossada, resultante das eleições realizadas a 12 e 13 de Setembro de 2025, Afonso Sanana (presidente da Mesa da Assembleia-Geral), Francisca Wanga Garcia (vice -presidente) e Almerina Francisco (secretária).
A direcção tem como presidente, Aliondy Garcia, vice-presidente, Isolda Kapinala, secretário-geral, José Costa e como tesoureira, Joceline Paulo.
Já o Conselho Fiscal é presidido por Henrique António, tem como vice-presidente, Clariovaldo da Silva e primeiro e segundo vogais, Serafim do Prado e Aracel Vieira, respectivamente.
A nova direcção esboçou um programa dos primeiros 90 dias em que incluem eventos como a roda de conversa comunitária (escuta activa), lançamento da primeira versão do "Bem-Vindo Irmão", workshop sobre boas práticas na obtenção de estágios profisionais, assim como a criação dos comités temáticos (Cultura, Juventude e Negócios) e início de estabelecimento de parcerias institucionais (Hospitais, multinacionais que também operam em Angola, Universidades e escrotórios de advogados).