• Empresas de grande dimensão do Japão querem investir em Angola


    Várias empresas de maior dimensão e influência do Japão estão interessadas em investir em diversos sectores da economia angolana, devido, sobretudo, ao actual ambiente de negócio e a nível de desenvolvimento vigente no país.

    A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo novo embaixador nipónico em Angola, Sano Hiroaki, depois de ser acreditado pelo Presidente da República, João Lourenço, em cerimónia realizada no Salão Nobre do Palácio Presidencial.

    "Antes de me deslocar a Angola, eu mantive contacto com grandes empresas japonesas que estão interessadas em investir em Angola", destacou o diplomata, em declarações à imprensa.

    Quarto embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroaki não avançou os nomes das empresas, mas assegurou que o Japão está muito empenhado em ajudar Angola a desenvolver a sua economia, por meio de várias soluções inovadoras de que aquele país asiático dispõe.

    "O Japão dispõe de muitas soluções inovadoras para muitos problemas globais", salientou. O diplomata japonês considerou as relações entre Angola e Japão saudáveis, mas sublinhou que estas podem crescer ainda mais, tendo em conta o potencial dos dois países.

    No entender de Sano Hiroaki, a próxima edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), a decorrer de 20 a 22 de Agosto deste ano, na cidade de Yokohama, Japão, vai ser uma oportunidade para os dois países encontrarem mais oportunidades para o fortalecimento das relações.

    De recordar que o Presidente da República foi convidado pelo Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishiba, para co-presidir a 9.ª edição da TICAD, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana. Ainda na sequência da cerimónia de acreditação, o novo embaixador do Japão em Angola disse ter aproveitado o ensejo para felicitar o Estadista angolano pela celebração, em Novembro deste ano, do 50º aniversário da Independência Nacional.

    Acreditação demais embaixadores

    O Presidente da República acreditou, ainda ontem, no Salão Nobre do Palácio Presidencial, outros cinco novos embaixadores, nomeadamente, da República da Guiné, Djenabou Saifon Diallo, da Argélia, Mounir Bourouba, do Gabão, Edwige Koumby Missambo, da Croácia, Anita Trsic, do México, Sara Valdés Bolano.

    Com a excepção das embaixadoras da Croácia e do México, que são não residentes, os outros quatros foram acreditados com o estatuto de residentes. Em breves declarações à imprensa, Djenabou Saifon Diallo avançou que uma das linhas de acção do seu consulado vai passar por ampliar e diversificar mais a cooperação entre os dois países, sobretudo no domínio da Agricultura.

    Um dos caminhos apontados para a viabilização dessa pretensão, apontou aquela diplomata, vai passar pela realização, no princípio do próximo ano, de uma sessão da Comissão Mista.

    "Porque, hoje, como vocês sabem, a cooperação bilateral, como tal, tem seus limites. Então, devemos encorajar o sector privado dos dois países a trabalharem juntos no desenvolvimento de ambos os países", salientou Djenabou Saifon Diallo.

    Por seu lado, o embaixador da Argélia disse que se vai empenhar para dar mais robustez às relações entre os dois países. Mounir Bourouba revelou constar da estratégia para o alcance deste fim, a criação de um Conselho de Empresas, que terá como finalidade encorajar e melhorar as interacções entre as comunidades empresariais de ambos os lados, mas com a visão de abrir novas oportunidades de cooperação.

    "Nós vamos trabalhar para promover o nosso relacionamento económico e de comércio", indicou o diplomata argelino.

    Por seu turno, a embaixadora do Gabão avançou que vai trabalhar para o fortalecimento das relações entre os dois Estados, com destaque para os domínios económico e social.

    Edwige Koumby Missambo referiu que o Gabão quer aproveitar esta fase para beber da experiência de Angola no plano ferroviário, rodoviário, marítimo e aéreo, para alavancar a economia daquele país da costa equatorial ocidental de África.

    A cerimónia de acreditação dos embaixadores contou com a presença dos ministros de Estado, secretários do Presidente da República e de membros da direcção do MIREX.