• Embaixadora Ana Maria de Oliveira é informada sobre a Cimeira Global


    A representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e Outras Organizações Internacionais, em Genebra (Suíça), foi informada, terça-feira, sobre a Cimeira Global sobre Inteligência Artificial para o Bem (AI4Good), a realizar-se de 7 a 10 de Julho do próximo ano.

    Os dados foram avançados durante um encontro de trabalho realizado entre a diplomata angolana, Ana Maria de Oliveira, e dois altos funcionários da União Internacional de Telecomunicações (UIT), com sede na cidade de Genebra.

    Trata-se de Frederic Wernier, chefe da divisão de Engajamento Estratégico no Sector de Padrões de Telecomunicações, e Kseniia Fontaine, gestora sénior de desenvolvimento, que informaram sobre as vantagens de uma participação de Angola nas sessões, workshops e demais actividades ligadas à Cimeira AI4Good.

    De acordo com uma nota de imprensa da Missão Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas e Outras Organizações Internacionais em Genebra, foram igualmente analisadas oportunidades de patrocínio e captação de parcerias, bem como outros apoios a favor de Angola.

    Por seu turno, a representante permanente de Angola junto da ONU - Genebra informou aos altos funcionários da UIT sobre as vantagens de enquadrar o ANGOTIC 2026 aos objectivos da Cimeira Global sobre Inteligência Artificial para o Bem (AI4Good).
    ANGOTIC versus AI4Good.

    O evento do ANGOTIC, que acontecerá de 11 a 13 de Junho de 2026, é um Fórum fundamental para a transformação digital em Angola e África, com foco em tecnologia.

    Com o ANGOTIC 2026 é esperado que um importante projecto do Executivo, o novo Centro de Dados e Nuvem, já esteja operacional no início de 2026, enquadrado nesse evento.

    Espera-se igualmente que a edição de 2026 do ANGOTIC integre na agenda debates sobre avanços e estratégias para o sector digital em Angola.

    A missão da Inteligência Artificial para o Bem (AI4Good) se encaixa na perspectiva do ANGOTIC, pois visa desbloquear o potencial da AI para servir a humanidade como uma plataforma multissectorial com base nos diálogos sobre Governança de AI realizados com sucesso pela UIT, em 2024 e 2025.

    A “Cimeira Global sobre AI4Good de 2026” levará a cabo esse trabalho a um novo patamar.

    Pela primeira vez, o evento será realizado em conjunto com o “Diálogo Global inaugural sobre Governança de IA” estabelecido pela recente e histórica Resolução da Assembleia Geral da ONU sobre AI.

    Essa resolução histórica fornece uma base sólida para uma cooperação global aprimorada no campo da AI e eleva o diálogo a um nível sem precedentes de abrangência e visibilidade, que posiciona Genebra como o fórum central onde governos, sectores da indústria, academia e da sociedade civil podem moldar uma abordagem compartilhada para a governança de IA