Angola e Argélia reiteraram sabado em Argel, o compromisso com a consolidação da paz, estabilidade e desenvolvimento sustentável no continente africano.
Esses temas foram abordados durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o seu homólogo, Ahmed Attaf.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Relações, os dois diplomatas reafirmaram, também, a necessidade de uma coordenação mais estreita no âmbito da União Africana e de outras organizações regionais e internacionais.
O encontro realizou-se numa das unidades hoteleiras da capital argelina, à margem da Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo em África: Rumo à Reparação das Injustiças Históricas através da Criminalização do Colonialismo, que inicia hoje em Argel.
A ocasião serviu para as duas entidades analisarem o estado actual das relações bilaterais, destacando o empenho mútuo em reforçar a cooperação política, diplomática, económica e comercial entre os dois países.
Durante a conversa, Téte António e Ahmed Attaf reiteraram o compromisso com a consolidação da paz, estabilidade e desenvolvimento sustentável no continente africano, reafirmando a necessidade de uma coordenação mais estreita no âmbito da União Africana e de outras organizações regionais e internacionais.
Os ministros concordaram ainda em continuar a promover consultas diplomáticas regulares e a trabalhar para a implementação efectiva dos acordos já assinados, visando o fortalecimento contínuo das relações entre Angola e a Argélia.
A questão da paz e segurança em África, o novo mecanismo de observação e monitoramento da paz em Gaza, recentemente aprovado pelo Conselho de Segurança, e a necessidade de reformas profundas nas instituições de Bretton Woods e nas agências de notação, para reduzir as desigualdades estruturais e apoiar o desenvolvimento africano, mereceu igualmente atenção na conversa dos dois Ministros que cuidam da diplomacia.