O Chefe de Estado angolano e Presidente da União Africana, João Lourenço, destacou, este sábado, que África terá um papel incontornável na contribuição para impulsionar a transição verde à escala global.
Ao discursar na segunda sessão da Cimeira do G20, em Johanesburgo, África do Sul, João Lourenço argumentou que o continente é abundante em recursos naturais críticos e estratégicos, dispõe de vasastas reservas de biodiversidade e potencial demográfico.
"Convictos da importância vital de investir nas transições energéticas, na tecnologia e nas infra-estruturas, Angola, na qualidade de Presidente da União Africana, assumiu a liderança na congregação dos parceiros de desenvolvimento de África para a busca de soluções adequadas para o financiamento das infra-estruturas continentais críticas", disse.
Neste particular, o Presidente da União Africana, agradeceu o apoio dos líderes e países do G20, assim como das instituições internacionais que se associaram nesta relevante missão.
Esta segunda Sessão da Cimeira do G20, Subordinada ao Tema “Um Mundo Resiliente – a Contribuição do G20 para a Redução do Risco de Catástrofes; Alterações Climáticas; Transições Energéticas Justas; Sistemas Alimentares".