A reunião dos co-presidentes da cimeira conjunta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Comunidade da África Oriental (EAC), realizada no dia um deste mês, em Nairobi, determinou a fusão imediata das estruturas desses dois blocos regionais, mais a União Africana (UA), para constituir o mediador da organização continental sobre a crise no Leste da RDC.
Os líderes, reunidos neste país, num ambiente caloroso e cordial, com o objectivo de deliberar sobre a situação de segurança prevalecente no Leste da RDC, deliberaram, igualmente, para a fusão urgente dos secretariados técnicos da Comissão da União Africana (CUA), da EAC e da SADC em um secretariado conjunto, liderado pela CUA, em Adis Abeba, para operacionalizar a estrutura conjunta.
Ficou adoptado, também neste encontro, a necessidade da mobilização imediata de recursos, incluindo o apoio humanitário, a ser centralizada e coordenada pela CUA, bem como a emissão de um apelo ao braço executivo da UA, para transmitir a todas as outras iniciativas em curso e às partes interessadas a importância de se alinharem com o processo liderado pelo continente africano. No prazo de sete dias, vai ser convocada uma cimeira extraordinária conjunta da EAC e da SADC, para comunicar os resultados desta reunião.
A reunião foi co-presidida pelo Presidente do Quénia e da EAC, William Ruto, e do Zimbabwe e presidente da SADC, Emmerson Mnangagwa, contou, igualmente, com a participação dos membros do Painel de Facilitadores abaixo, nomeadamente os antigos estadistas Olusegun Obasanjo, da Nigéria, Uhuru Kenyatta, do Quénia, Catherine Samba-Panza, da RCA, Sahle-Work Zewde, da Etiópia, e Mokgweetsi Masisi, do Botswana.
O encontro contou, ainda, com a participação do presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, assim como de outras personalidades do continente africano. O certame recordou as decisões tomadas pela primeira Cimeira Conjunta da SADC-EAC, realizada no dia 8 de Fevereiro deste ano, em Dares Salaam, República Unida da Tanzânia, e da segunda, realizada no formato virtual, no dia 24 de Março também deste ano, sobre a situação prevalecente no Leste da RDC.