• Comunidade no Canadá consultada pelo MIREX


    O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Exterior, Domingos Custódio Vieira Lopes, manteve domingo, em Toronto, Canadá, um encontro com os membros da comunidade angolana residente naquele país, no quadro do reforço das relações entre Angola e a diáspora.
    De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa teve como finalidade estabelecer um diálogo directo com os cidadãos, auscultar preocupações, recolher sugestões e reflectir sobre as formas de melhorar a actuação das associações e a prestação dos serviços consulares, para além de incentivar uma participação mais activa na vida política, económica e social do país.

    O governante referiu ser um momento de aproximação e abertura na gestão dos assuntos consulares, tendo aproveitado a ocasião para baixar orientações e informações relativas ao funcionamento do sector Consular e a relação entre os funcionários do Consulado Geral de Angola e a Comunidade.

    Por seu turno, o cônsul geral de Angola em Toronto, embaixador Mateus Barros José, agradeceu a significativa adesão dos compatriotas e apresentou um balanço das actividades levadas a cabo pelo posto consular.

    Dentre outras iniciativas, destacou, a realização de missões Itinerantes em várias cidades canadianas, nomeadamente Hamilton, Montreal, Ottawa, Calgary, Edmonton, Vancouver e Québec, as quais permitiram prestar diversos serviços com realce para a emissão de passaportes, Registos de Nascimento, autenticação de documentos, cartas de condução, Certidão de Casamento, processos de capacidade matrimonial, declarações de prova de vida, procurações, salvo condutos, transcrição de Registo de Nascimento, entre outros.

    No decurso do encontro, procedeu-se à entrega formal de Bilhetes de Identidade e passaportes a membros da Comunidade, acção que contou com o auxílio do Consulado Geral de Angola em Nova Iorque.Estiveram igualmente presentes, no encontro com a comunidade, o embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho dos Santos Van-Dúnem, bem como as cônsules gerais de Angola em Nova Iorque e Houston, Augusta Mangueira Bessa e Ana Paula do Nascimento, respectivamente. Participou, ainda,no acto o director adjunto do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) do Ministério das Relações Exteriores.

    A Comunidade Angolana no Canadá, destaca a nota, tem vindo a afirmar-se como uma das mais activas e organizadas da diáspora, conjugando esforços de integração com uma forte preservação da identidade cultural.

    Com uma presença significativa em Toronto e noutras cidades como Ontário, Quebec, Hamilton, Ottawa, Montreale St. Catharines, estima-se que residam entre três a cinco mil cidadãos angolanos no território canadiano.

    A abertura do Consulado Geral de Angola em Toronto, constituiu um marco decisivo para a melhoria da prestação de serviços consulares. O percurso da comunidade angolana no Canadá aponta para um futuro promissor, marcado pela consolidação de estruturas, pela ampliação de redes de solidariedade e pela intensificação do diálogo com as autoridades angolanas.