A Comissão Mista Bilateral Angola–Nigéria analisa a partir de amanhã, em Luanda, mais de 20 acordos e memorandos que precisam ser actualizados, no quadro dos grandes desafios económicos assumidos pelas partes.
A reunião, a ser orientada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e pela ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Bianca Odumegwu-Ojukwu, prevê a apreciação de novos instrumentos jurídicos que doravante vão nortear a cooperação político-diplomática entre os dois países nas áreas de defesa e segurança, diplomacia cibernética e digital, economia e comércio, judicial, cultura, dos transportes aéreos e marítimos, telecomunicações e comunicação social, turismo e isenção de vistos.
O embaixador de Angola na Nigéria, José Bamóquina Zau, descreve o momento como um marco de viragem para tornar a cooperação mais dinâmica e assente no livre comércio, isenção de vistos e da dupla tributação, extradição e transferência de pessoas condenadas e maior segurança no Golfo da Guiné.
“Desde 2001 que os trabalhos desta Comissão foram interrompidos e estamos muito animados em relançar esta cooperação, com foco para as indústrias de hidrocarbonetos e petroquímica, agro-negócios, turismo, tecnologias de informação, inovação e economia azul, para gerar investimentos que criem emprego para os jovens”, explicou José Bamóquina Zau.
Segundo os Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na Nigéria, à margem da 5.ª Reunião da Comissão Mista Bilateral serão formalizados dois acordos de geminação entre as províncias angolanas do Bengo e Namibe com os estados nigerianos de Nasarawa e Bayelsa.
Na mesma ocasião, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola e o Conselho Empresarial Angola-Nigéria (ANBC) vão estreitar canais de relacionamento para garantir parcerias económicas sólidas com investimento privado da Nigéria.
O documento sublinha que as trocas comerciais entre os dois países continuam a revelar-se nulas, inexpressivas e inexploradas pelo potencial que os dois países apresentam, uma situação que preocupa os respectivos Governos.
Fora do sector petrolífero, de 2020 a 2022, o valor das exportações de bens de Angola para a Nigéria foi calculado em apenas 5,6 milhões de dólares e a sua importação situou-se em 16,8 milhões de dólares, representando uma balança comercial negativa de 11,2 milhões de dólares.
Em Fevereiro de 2024, a Embaixada de Angola organizou, em Lagos, o 2.º Fórum Empresarial e as intenções de investimento bruto nigeriano tinham sido calculadas em 5 mil milhões de dólares.