• Cimeira EUA-África promove crescimento económico


    A Cimeira EUA – África vai trazer ganhos significativos para o país e o continente, com a identificação de parceiros estratégicos públicos e privados de desenvolvimento económico e social, reconheceu, em Luanda, o presidente da Federação das Câmaras Bilaterais de Comércio e Indústria de Angola.

    Em declarações ao Jornal de Angola, Caetano Capitão sublinhou que as principais valências do evento assentam na troca de experiências entre empresários de vários países e o fortalecimento das relações políticas entre os países.

    Para Caetano Capitão, a Cimeira EUA-África é de grande relevância para o contexto actual de Angola e do continente, tendo em conta as estratégias definidas pelo Governo para o quinquénio 2023-2027, que visam atrair investimento estrangeiro, promover o Turismo e a Cultura de Paz em África.

    O também presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Índia disse que o evento vai ser um palco para captação de investimentos para o crescimento de Angola, em particular, e de África, em geral.

    “O evento estará preparado para promover os sectores da Agricultura, Mineiro, Energia e Águas, Indústrias, Saúde, Educação e Infra-estruturas, enquanto factores essenciais para o desenvolvimento de um país”, referiu.

    Durante os seis dias do evento, disse esperar que sejam debatidos com profundidade as dificuldades que a África enfrenta e como os EUA podem ajudar a ultrapassar esses obstáculos com soluções pragmáticas e sustentáveis. “Para este evento, é importante que os países africanos estejam preparados para apresentarem uma agenda estratégica concreta, com vista a evitar a dependência total dos EUA”, disse.