• Cimeira de Negócios EUA-África: Namíbia defende mais oportunidades às mulheres


    A presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, defendeu mais oportunidades e liberdade para as mulheres.

    Ao falar sobre o posicionamento das mulheres na liderança, Netumbo Nandi-Ndaitwah disse que os cargos ocupados não devem ser vistos como caridade, mas como oportunidades conquistadas.

    A líder namibiana fez uso da palavra na abertura do painel “Mulheres na liderança: impulsionar a inovação, catalisar investimentos e moldar políticas”, na 17ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-África, que decorre em Luanda.

    Na qualidade de Chefe de Estado, Nandi-Ndaitwah prevê juntar-se aos outros líderes e advogar políticas responsáveis que permitam a participação das mulheres na liderança, inovação e investimento.

    “Vou apelar aos parceiros, Estados Unidos da América e sector privado, a investirem nas mulheres africanas, não na qualidade de beneficiárias, mas de parceiras”.

    Netumbo Nandi-Ndaitwah apelou às entidades a criarem mais parcerias público-privadas que possam financiar empreendimentos liderados por mulheres.

    “Espero que a Cimeira assegure que a igualdade de género se consolide como um pilar para inovação e investimento”, ressaltou.

    Mulheres representam 57 por cento do Executivo
    A Presidente da Namíbia revelou que no seu país as mulheres compõem 57 por cento do Executivo, 43 do Parlamento Nacional e aproximadamente 40 por cento na direcção das Pequenas e Médias Empresas, evidenciando uma inovação para a prosperidade colectiva.

    A trajectória da Namíbia, marcada pela presença feminina no poder, é uma “que seguimos escrevendo com persistência”, afirmou. “Isso ocorre porque o partido ao qual presido possui uma política que incentiva a igualdade de género nas posições alcançadas, assegurando um alto grau de paridade em toda a estrutura partidária”.