Mais de 9 dos 11,9 mil milhões de euros do orçamento necessário para o cumprimento do plano estratégico 2026-2030 foram arrecadados, quarta-feira, durante a Cimeira da Aliança Global das Vacinas (GAVI).
De acordo com dados fornecidos, ontem, pela organização do evento, a Cimeira alcançou um número recorde de doadores comprometidos com a GAVI.
Durante a reunião de alto nível, em que discursou o Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de líder da União Africana, foram assumidos compromissos adicionais, incluindo um financiamento complementar de 4,5 mil milhões de dólares americanos, em apoio aos sistemas nacionais e ao acesso acelerado às vacinas, poupanças de custos de até 200 milhões de dólares americanos por parte dos fabricantes e mais de 149 milhões de dólares americanos em parcerias do sector privado focadas na distribuição da imunização.
Apesar de alguns doadores se revelarem incapazes de garantir apoio durante a Cimeira, devido aos ciclos orçamentais nacionais, a GAVI assegura que continuará a trabalhar com esses doadores para garantir que o próximo período estratégico seja totalmente financiado, pois “um défice deixará milhões de crianças sem vacinação e aumentará os riscos à segurança sanitária”.
Os apoios assegurados, refere a organização da Cimeira, vão garantir, ainda mais, o acesso equitativo a vacinas essenciais e uma série de parcerias do sector privado voltadas para a transformação dos sistemas de imunização em países de baixa renda, incluindo um compromisso de 40 milhões de euros para um novo Fundo de Ampliação de Inovação.
“Os compromissos aproximam a GAVI a um grande passo para garantir os recursos necessários para o GAVI 6.0, no qual espera proteger 500 milhões de crianças de doenças evitáveis, evitando entre 8 e 9 milhões de mortes futuras, protegendo o mundo de surtos mortais de doenças como cólera, sarampo e ébola por meio de stocks de vacinas e libertar 100 biliões de dólares em benefícios económicos para os países”, lê-se no comunicado final da Cimeira.
A Cimeira da GAVI de Bruxelas contou com a presença de representantes de 55 países doadores e implementadores, incluindo 10 Chefes de Estado e de Governo e 24 ministros, além de líderes de instituições multilaterais, sociedade civil, sector privado e da indústria de vacinas.
Fundação de Bill Gates
A Fundação Gates anunciou, durante o evento, um compromisso de 1,6 mil milhões de dólares, destacando a parceria duradoura com os esforços da GAVI para garantir a sobrevivência infantil.
A Comissão Europeia prometeu 360 milhões de euros como parte de um compromisso total de mais de dois mil milhões de euros da Equipa da Europa, que inclui a UE e os Estados-membros, os maiores doadores da GAVI.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou uma extensão da linha de liquidez de mil milhões de euros, que pode ser acessada por qualquer doador, para facilitar a sua contribuição, enquanto a Europa prometeu quase 800 milhões de euros para o Acelerador Africano de Fabricação de Vacinas (AVMA) da Gavi, para dar suporte à fabricação de vacinas no continente.
Recorde de doadores
Além dos coanfitriões, a Cimeira de Bruxelas contou com um número recorde de novos doadores para apoiar o ciclo estratégico da GAVI 2026-2030.
Como alguns dos doadores actuais da GAVI não puderam anunciar os compromissos devido à necessidade de alinhar as promessas aos próprios ciclos dos orçamentos nacionais, a ampla base de apoio vai proporcionar um impulso crucial para a GAVI, que continua a mobilizar recursos em busca da meta de arrecadar 11,9 mil milhões de euros.