O Presidente da República da China declarou, em Pequim, que está disposto a aprofundar a amizade, bem como a expandir as relações bilaterais e de cooperação com os povos de países estrangeiros, com base na igualdade e no benefício mútuo.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, a intenção foi revelada por Xi Jinping durante o acto de acreditação de Dalva Ringote Allen, que entregou, hoje, no Grande Salão do Povo, em Pequim, as cartas credenciais que a habilitam a exercer oficialmente funções como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola na China.
Na ocasião, o presidente da China assinalou que o país continuará a trabalhar com a Comunidade Internacional para promover as iniciativas globais para o desenvolvimento, segurança, civilização, compreensão mútua e amizade entre os povos dos outros países, defender os valores comuns da humanidade, trabalhar em conjunto, com vista a enfrentar desafios globais, assim como progredir constantemente na criação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Enfatizou, ainda, que espera que dos embaixadores uma compreensão abrangente e profunda da China e que sirvam como mensageiros de amizade e pontes de cooperação.
Nomeada aos 9 de Janeiro do corrente ano pelo Presidente da República, João Lourenço, Dalva Ringote Allen é a primeira mulher a exercer a função de Embaixadora da República de Angola na República Popular da China.
Angola e China mantêm relações político-diplomáticas desde 1983, ano em que o Governo da República Popular da China reconheceu a República de Angola, que culminaram com a assinatura de um processo verbal entre as delegações dos dois países, dando origem a vários instrumentos jurídicos para o alargamento da cooperação nos domínios económico, comercial e social, conclui o documento.