• Chefe de Estado escreve ao homólogo da Nicarágua


    O embaixador de Angola em Cuba, Carlos Dias, entregou em Havana uma mensagem do Presidente João Lourenço ao homólogo da Nicarágua, Daniel Ortega.

    Um comunicado refere que o documento foi entregue num encontro em Havana entre os embaixadores de Angola, Carlos Dias, e a da Nicarágua, Guisell Morales.

    Embora o teor da mensagem não tenha sido revelado, é sabido que o Chefe de Estado angolano tem exprimido a sua solidariedade ao povo e Governo da Nicarágua, que celebra em 19 de Julho o 46.º aniversário do triunfo da Revolução Sandinista, ocorrida entre 1979 e 1990 sob a égide da Frente Sandinista da Libertação Nacional.

    As partes discutiram a participação de Angola no Festival Gastronómico Festas de Manágua 2025, que ocorrerá em 2 e 3 de Agosto.

    As relações diplomáticas com Angola foram estabelecidas em 6 de Setembro de 1979.

    Em Maio passado, os dois países assinaram em Manágua, na Nicarágua, três acordos para reforçar os laços de fraternidade. O texto refere-se aos acordos de isenção mútua de vistos, memorando de entendimento sobre consultas políticas e o acordo geral de colaboração económica, científica, técnica e cultural entre os dois governos.

    A Nicarágua, localizada entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, é um país da América Central conhecido por suas belas paisagens de lagos, vulcões e praias.É um dos países mais estáveis e seguros da região, além de ter uma das economias mais relevantes da América Central.