A entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas fez com que o preço do barril de petróleo americano caísse, hoje, para o nível mais baixo em seis meses, baixando a marca dos 60 dólares.
Segundo a Lusa, que avança a informação, o barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em Dezembro, caiu 1,96%, para 60,19 dólares.
Os preços do petróleo caem porque este acordo "reduz o prémio de risco geopolítico" e atenua "os receios relacionados com perturbações no abastecimento", explicou à AFP Lukman Otunuga, analista da FXTM.
A fraqueza dos preços do petróleo bruto também se explica por "sinais claros da tão esperada abundância do mercado petrolífero", visível pelo "forte aumento do petróleo em trânsito no mar", afirmam, por sua vez, os analistas da DNB Carnegie.
Em poucos meses, oito membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados (OPEP+) já aumentaram as suas quotas de produção em mais de 2,5 milhões de barris por dia.
Esta situação contrasta fortemente com uma procura de petróleo "praticamente inalterada", sustenta a Agência Internacional de Energia, conforme a mesma fonte.