O Burundi felicitou, esta quinta-feira, em Luanda, o Governo de Angola pela excelente organização da Cimeira União Africana–União Europeia.
De acordo com um comunicado, o vice-presidente do Burundi, Prosper Bazombanza, saudou o encontro de alto nível que reuniu líderes africanos e europeus para reforçar o diálogo político, a cooperação estratégica e o desenvolvimento sustentável entre os dois continentes.
O dirigente fez tais declarações no Aeroporto 4 de Fevereiro, momentos antes do regresso a Gitega, capital política do Burundi, acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O documento refere, igualmente, que Prosper Bazombanza reiterou o compromisso do Burundi com os princípios de parceria assentes no respeito mútuo, solidariedade e benefício recíproco.
“Acreditamos firmemente que a cooperação UA–UE deve continuar a privilegiar o fortalecimento das capacidades dos Estados africanos, a promoção da paz e segurança, o apoio à transformação económica, a inovação tecnológica e o investimento em infra-estruturas essenciais”, sublinhou.
O Burundi encoraja também o aprofundamento de iniciativas conjuntas nos domínios da juventude, educação, saúde, agricultura, adaptação climática e mobilidade, reconhecendo que tais sectores são fundamentais para sociedades resilientes e prósperas.
Em nome do seu país, expressou, ainda, gratidão a todos os Estados participantes e reafirmou a determinação em fortalecer a parceria entre a União Africana e a União Europeia, convicto de que juntos é possível construir um futuro de prosperidade, paz e desenvolvimento partilhado.