• Aprovada designação dos membros da CNE


    A Assembleia Nacional aprovou, quinta-feira, durante a 6.ª Reunião Plenária Ordinária da 3.ª Sessão Legislativa da V Legislatura, a designação nominal dos membros da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) indicados pelos partidos políticos representados no Parlamento com excepção da UNITA.

    A proposta do partido no poder, MPLA, foi aprovada com 102 votos a favor, 69 contra e nenhuma abstenção. O grupo político do PRS viu a sua proposta ser aprovada com 102 votos a favor, 70 contra e 0 abstenções.

    Já o PHA obteve 103 votos favoráveis e 71 contra.

    Sendo assim, a composição da CNE permanece inalterada, o MPLA vai manter os nove comissários, enquanto a FNLA, o PRS e o PHA vão continuar com um comissário respectivamente.

    Nesta sessão, verificou-se a ausência da lista de representantes por parte da UNITA, principal força política na oposição. ‎O partido não indicou nomes para compor a comissão, levantando questionamentos quanto à sua participação no processo.

    Durante a sessão plenária, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse que os lugares reservados à UNITA continuam em aberto, aguardando a respectiva formalização.

    "Eu penso que já está acertado e aguardamos que a qualquer momento a UNITA nos mande os nomes. Recebi uma carta do presidente do grupo parlamentar da UNITA a informar que tão logo tenha o processo completo vai fazer chegar”.